16 de maio de 2006

 

Convento de Santo António dos Capuchos de Castelo Branco



O convento de S. António dos Capuchos foi implementado em 1562 pelo aicaide-mor D. Fernando de Menezes. Do convento original pouco ou nada resisterá. O que hoje se vê são o resultado das obras que foram efectuadas no século XVIII. Depois da Lei que acabava com as Ordens religiosas o convento ficou entregue aos militares que o foram descaracterizando até aos dias de hoje. Actualmente é prisão.





Duas imagens dos anos 80 mostram uma parte do claustro, em que arrancaram três lápides e as fixaram na parede. Uma delas é do primeiro bispo de Castelo Branco D. Frei José de jesus Maria Caetano falecido em 1782.
Sem dúvida um monumento desconhecido para os albicastrenses e que merecia outro tratamento e outro carinho.

Comments:
Mais uma vergonha do património cultural albicastrense.
 
Boa divulgação, sobretudo para mim que conheço mal essa cidade e região
 
De facto merecia melhor sorte, bem haja pela divulgacao.

Um abraco da Beira Alta.
 
A heráldica das peças está estudada?
 
As peças em si estão bastante mal estudadas. Foram referidas há alguns anos mas de uma forma bastante rapida. Os letreiros estou a estudá-los, mas as peças heráldicas não estou a pensar fazer nada. Caso não apareça alguém que as estude, voluntariamente, terei que pedir a um especialista.
 
Batista dizes tu que actualmente é prisão.
E dizes bem, se puderes dá uma vista pela reconquista desta semana e verás que vai continuar a sê-lo por muitos e muitos anos, contrariamente ao prometido por alguém à algum tempo atrás. Na altura a medida era provisória pois estava em construção uma nova cadeia de raiz, na zona da feiteira. É caso para dizer mudam os tempos mudam-se os interesses e esquecem-se as promessas.
 
Mai uma dos aldrabões xuxakistas.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?