Páginas

28 de fevereiro de 2012

Calçada romana, medieval ou simplesmente moderna?



Esta calçada localiza-se a poucos quilómetros de Monsanto da Beira, perto do Carroqueiro. Nas imediações há em diversos locais abundantes vestígios romanos.
Agora uma pergunta. Será que esta via será mesmo dessa cronologia?

5 comentários:

  1. Manuel Leitãofevereiro 28, 2012

    Cronologicamente pode remontar à Época Romana e ter sofrido alterações, continuando a ser utilizada na Época Medieval e Moderna.

    ResponderEliminar
  2. Não querendo meter a foice em seara alheia, ouso dizer que se trata de uma velha calçada romana.
    Monsanto ligava a Idanha-a-Velha. Logo a seguir às Portas da Vila de MOnsanto, designadas por Portas de Santo António, seguia uma calçada romana para a Capela de S.Pedro de Vir-a-Corça, bifurcando depois, também, até à Relva. Infelizmente este troço, de verdadeira calçada romana,para a Relva foi, há já dezenas de anos, "PROTEGIDA" POR UMA CAMADA DE ALCATRÃO !!! Ver para acreditar. Joaquim Fonseca

    ResponderEliminar
  3. Parece-me que tudo aponta para que seja mesmo calçada romana ...Estou de acordo com o que é dito no 1º comentário .Quanto a ter estado coberta com alcatrão , se por um lado é um "crime " por outro talvez não tivesse chegado até nós . Resta agora zelarmos para que ela seja preservada e devidamente identificada ,se for mesmo o que nós pensamos .
    Ab.
    Quina

    ResponderEliminar
  4. Desculpem meu português. Non há ninguna dúvida sob o povoamento romano da Idanha-a-Velha e Monsanto. Mais tampoco há dúvida do povoamento medieval e moderno das duas povoacões. As calçadas romanas eram empedradas sólo em areas urbanas importantes. Fora delas, o pavimento em roca era perigoso pra as bestas e os carros, razão que levou a pavimentação em gravilha ou mesma areia. Lajas come istos são comummente confundidos com calçadas romanas. Un outro argumento sería a pendiente, que es regular en um traçado romano, y perfectamente adaptado ao terreno num traçado posterior (até o sec. XIX).
    Guillermo Reher
    El Nuevo Miliario

    ResponderEliminar
  5. Prezado Senhor:


    Se conhece a obra de Isac Moreno
    Gallo não pode ter dúvidas que o troço é medieval. Depois dos ensinamentos deste Engº espanhol, as academias portuguesas e univer-sidades portuguesas têm de corrigir
    o erro memorável - fora das povo-ações, tudo o que era calçada é romano! Os portugueses fizeram boas calçadas, até no Brasil, nas célebres "Caminhos do Ouro"!
    Cumprimentos. ANTONIO MESQUITA

    ResponderEliminar

Aviso que não publicarei qualquer comentário de remetente Anónimo, seja qual for o teor do mesmo. Obrigado.